5 técnicas de estudos infalíveis

Atualmente, os alunos desenvolvem diferentes técnicas de estudos que os auxiliam durante o ano letivo e fazem com que seus desempenhos melhorem significativamente. Mas, você sabia que as técnicas podem ser classificadas de acordo com seu nível de efetividade? Pois é! Quem nunca pegou um marca texto e, no final, acabou com a página inteirinha grifada? Para evitar esse tipo de acontecimento, por exemplo, separei algumas dicas incríveis para você, confira!

  • Autoexplicação: Essa técnica consiste na leitura do conteúdo e na tentativa de explicação do mesmo utilizando suas próprias palavras. Ela foi desenvolvida, pois muitas vezes nos deparamos com alguns termos técnicos que acabam nos “confundindo” na hora de estudar, seja para uma prova ou teste. Então, por que não facilitar os estudos?
  • Mapa mental: Se você possui uma memória visual, esta técnica é perfeita para te ajudar a organizar os conteúdos a serem estudados. Você só vai precisar de canetas coloridas e folhas para anotação. Além de ser uma maneira clara de organizar as informações, ele também facilita a memorização delas.
  • Revisão: Faça anotações – aproveite para utilizar a técnica do mapa mental –, principalmente naquelas matérias em que você possui mais dificuldade, pois desta forma fica mais fácil revisar o conteúdo. Se possível, tente rever no mesmo dia em que aprendeu e aproveite para ver se há dúvidas sobre o mesmo, afinal, quando o assunto está “fresquinho” em nossa memória, fica mais fácil identificar dúvidas que não surgiram em sala, por exemplo.
  • Produtividade: Poucos sabem, mas há um período do nosso dia em que produzimos mais, ou seja, conseguimos nos concentrar e absorver informações com mais facilidade. Aproveite este tempo para encontrar um ambiente silencioso e foque em conteúdos mais complicados, pois certamente é neste momento que você conseguirá encontrar soluções para questões que estava em dúvida.
  • Teste prático: Uma tática infalível que irá te ajudar nos estudos é pesquisar testes práticos sobre o assunto que você está vendo em sala de aula e tentar resolvê-los. Além de te ensinar, na prática, o assunto em questão, você irá aprender de maneira mais efetiva.

E então, você já conhecia essas técnicas? Espero que elas tenham te ajudado!
Um ótimo início de ano e bons estudos! 😉

Fonte:

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *