Pontualidade: a importância de cumprir horários

Blog Image

É sabido que enraizar ensinamentos é preciso desde a infância, para que as crianças e jovens levem o que aprenderam para a vida.

Aprender a cumprir horários não é diferente, ensiná-lo sobre a importância de estar no horário combinado em seus compromissos, aulas ou até passeios é essencial para garantir uma boa convivência e mostrar aos demais que é responsável.

Lembrando que os pais e os educadores são um espelho e o educando segue o exemplo dos adultos, eles tendem a copiar suas atitudes, portanto, de nada adianta dizer inúmeras vezes que ele deve aprender a cumprir horários se você está sempre atrasado ou correndo para seus compromissos.

Na atualidade, pontualidade é uma qualidade obrigatória em qualquer área da vida. Tal comportamento será exigido principalmente em sua carreira. Diante das diversas tarefas que irão surgir nesta etapa da vida, sabemos que todo compromisso é importante e exige atenção para que seja cumprido, portanto, mostre que é necessário listar suas prioridades e finalizá-las de acordo com a sua importância, sempre conforme combinado.

É preciso paciência com seus filhos ao ensinar sobre a pontualidade, pois, às vezes, até mesmo os adultos podem se distrair e esquecer determinado compromisso, e as crianças e jovens ainda estão em processo de aprendizagem e pode levar um tempo até que isso se torne rotina para eles.

Dica: um relógio, despertador ou uma agenda são ferramentas interessantes que nos ajudam a lembrar das atividades, evitar chegar atrasado à escola, marcar e organizar de tarefas pendentes.

Fonte: https://br.guiainfantil.com/materias/educacao/valores/o-valor-da-pontualidade-nascriancas/

voltar