Blog Image

O Liceu Vivere foi criado em 1993 pela educadora professora Maria Helena Zoéga Maialle, que com sua experiência de mais de 30 anos em educação, tinha o sonho de construir uma escola que tivesse como prioridade, desde a sua concepção, a formação integral e plena do aluno.

A denominação do nome Liceu remete à Grécia Antiga e a escola filosófica fundada por Aristóteles, cujos membros se reuniam perto de um bosque – Vivere é a vida com toda a natureza, árvores, pássaros, animais, flores, crianças, jovens, professores, funcionários vivendo plenamente e felizes.

A escola está localizada em uma extensa área verde – 15mil m² – que faz parte do processo educativo do Liceu Vivere. Aqui o aluno vivencia o que aprende e aprende o que vivencia.

Educar com paixão e envolvimento buscando a formação plena do aluno.

Formação de pessoas plenas, íntegras e felizes, prontas para fazer escolhas.

Exemplo;

Sinceridade;

Comprometimento;

Diversidade.

Para atender a sua missão, o Liceu Vivere busca constantemente o que há de melhor para seu aluno:

Formação acadêmica
Utilizamos o sistema COC de Ensino, referência em educação de qualidade e uso da tecnologia, pioneiro no sistema de ensino através de eixos temáticos.

Educação sócio-emocional
Faz parte da cultura do Liceu Vivere e a sua formalização acontece com as atividades do projeto da Escola da inteligência (para Educação Infantil e Ensino Fundamental) e Coaching vocacional (Ensino Médio).

Educação Financeira
Pensamos no futuro e por isto valorizamos o comportamento financeiro saudável que no Liceu Vivere faz parte do projeto DSOP (Diagnosticar, sonhar, orçar e poupar).

Desenvolvimento das Inteligências Integrais
Valorizando o corpo sem esquecer da mente, o Liceu oferece além das atividades de educação Física, aulas complementares de street dance, capoeira, karatê, música e treinos esportivos para o Ensino Médio.
Acreditamos que o Sistema de vivências é fundamental para a complementação deste trabalho e por isto realizamos várias ações.

Projeto Ação e Resultado
Foco na aprendizagem, para o envolvimento do aluno na aprendizagem o Liceu Vivere está implantando este projeto, que envolve professores de diferentes áreas e cursos em uma proposta inovadora que proporciona ao aluno uma atuação verdadeira no processo de aquisição do conhecimento. Através de avaliações diferenciadas, desafios e atividades práticas os alunos atuam no sistema “hands on”, uma verdadeira mão na massa do conhecimento.

Construção da cidadania e responsabilidade social
O Liceu Vivere tem os projetos:

•   Escola Solidária – Somos uma escola solidária e atuamos em diversos projetos durante o ano letivo;
  •   Tutores escolares – aluno sendo responsável pela aprendizagem do colega;
  •   Ação Viver – ações sociais promovidas pelos alunos e professores do colégio.

Desenvolvimento das habilidades Artístico-culturais - Liceu Vivere tem os projetos:

•   Liceu Arte e Cultura - Apresentação artístico e cultural de alunos, professores e Funcionários;
  •   Angolas Doidas - Grupo de Teatro;
  •   Feciarte - Feira de Ciências artes e Tecnologia.

Preparação para avaliações externas - tem os projetos:

•   Avaliações Nacionais COC com correção pela TRI – a partir do 4o ano até o Ensino Médio;
  •   Ciclo de 8 simulados para alunos do Terceirão e pré-vestibular;
  •   Olimpíada Brasileira de Astronomia;
  •   Mostra brasileira de foguetes (inclusive com alunos convidados para participar de eventos exclusivos e especiais promovidos pela Sociedade Brasileira de Astronomia);
  •   Olimpíada Brasileira de Física;
  •   Olimpíada Brasileira de Geografia;
  •   Olimpíada Brasileira de História;

Preparação para Interação com o mundo - o Liceu promove:

•   Palestras com temas diversos
  •   Atividades fora do ambiente escolar como excursões e visitas;
  •   Coaching Vocacional.
  •   Centro Universitário – Um setor especializado para assessorar os alunos.

Possuimos também uma Extensa Área Verde diferenciada e inspiradora que faz parte do processo educativo do Liceu Vivere.

Aqui o aluno vivencia o que aprende e aprende com o que vivencia!

O Liceu Vivere prima pela Excelência em Educação e por isto preza pela formação e aprimoramento contínuo de seus profissionais e parceiros dos projetos educacionais.