Qual é a real importância dos pais no processo de alfabetização?

O processo de alfabetização é um dos mais importantes para a vida, nós estamos sempre em processo de aprendizado e desenvolvimento. A família e a escola têm papéis importantes, porém com trabalhos distintos. Quando os pais se envolvem e mostram interesse em ajudar os filhos, é possível perceber um desenvolvimento mais rápido e dinâmico.

Segundo o professor Carlos Nadalim, coordenador pedagógico e o idealizador do blog “Como Educar seus Filhos”, “Quando uma criança aprende a ler, ela vai no momento da leitura resgatar episódios de fala, então veja, a criança precisa compreender o discurso oral para que depois  ela tenha um alto desempenho, também, em compreensão textual. E essa compreensão no discurso oral se dá por meio de interações verbais, entre pais e filhos, professores e alunos. Então, os pais precisam melhorar a qualidade de interação verbal com as crianças, para que elas adquiram um vocabulário e  o enriqueçam, e assim, compreendam o discurso oral, a linguagem verbal.”, ou seja, os pais podem estimular as crianças lendo em voz alta, conversando e dotando estímulos de interação verbal.

Durante a alfabetização formal, que é função do colégio, eles utilizam o método, sistematização e treinamento. Os pais ajudam estimulando com leituras, livros e brincadeiras.  Na hora de ler, vá passando o dedo (o seu e o dela) nas palavras, mas pode ir além, como ler jornais, revistas, fazer bilhetes, lista de supermercado.

A intensão não é transformar a casa em uma extensão da sala de aula, mas sim complementar o aprendizado da criança. Esse é o real e fundamental papel dos pais, dar suporte e estimular os filhos.

Fontes: