Nossa proposta pedagógica tem como objetivo principal atender ao aluno de forma acolhedora, considerando as características próprias da adolescência que, nessa etapa do ensino, se diferenciam a cada um dos anos que compõem o Ensino Fundamental Anos Finais. Aqui ampliamos a visão de mundo do aluno e estimulamos ainda mais as relações com o meio e com o outro.
Atento a essa realidade, o Colégio busca constantemente oferecer um ensino forte, humanizado e de qualidade, de tal forma que o aluno se sinta inserido e contemplado em suas necessidades.
Por meio de aulas interativas, projetos temáticos e interdisciplinares, o corpo docente busca a formação integral do aluno e a instrumentalização de competências e habilidades tão requeridas nessa faixa etária, propiciando em suas aulas, um espaço de dinamismo e motivação utilizando diferentes linguagens para que ele desenvolva suas ideias de forma crítica e reflexiva.
Para além da informação e da construção do conhecimento, somos compromissados com a formação humana de nossos alunos, fundamentada em valores e virtudes cristãs e agostinianas. Para tanto, são propostas atividades sociais, pastorais e culturais que educam suas emoções e seus sentimentos, condição essencial, atualmente, para estar e interagir neste mundo, de forma positiva, com atitudes equilibradas, imbuídas de civilidade, alteridade, discernimento, empatia e iniciativa.
Nessa direção, no Ensino Fundamental, a escola trabalhará o delineamento do projeto de vida dos estudantes ao estabelecer uma articulação não somente com os anseios desses jovens em relação ao seu futuro, como também com a continuidade dos estudos no Ensino Médio. Portanto, são desenvolvidas atividades em que esse processo de reflexão sobre o que cada jovem quer ser no futuro venha à tona das mais variadas formas, a fim de fortalecer a personalidade, os vínculos afetivos e a importância da inserção na sociedade como sujeito ativo em sua comunidade, consciente de seus valores, conhecimentos, oportunidades e escolhas. No Projeto de Vida, há o planejamento de ações para construir esse futuro, e isso representa mais uma possibilidade de desenvolvimento pessoal e social.
O ano letivo, constituído de 200 dias letivos, é dividido em quatro períodos letivos. As avaliações são individuais, escritas, ocorrem em dias e horários já estabelecidos no calendário escolar e são assim distribuídas:
1º, 2º,3º e 4º períodos letivos – duas provas por componente curricular realizadas em duas etapas. A nota final é dada pela média entre as notas obtidas nas provas.
Nas provas da 1ª etapa, em cada componente curricular, a avaliação individual tem valor de 0,0 a 9,0. Para completar essa nota, ponto será atribuído às atividades diversificadas que os professores aplicarão. O aluno receberá de 0,0 a 1,0 ponto para somar à nota obtida na referida avaliação individual.
Na segunda etapa, as provas de cada componente curricular têm valor de 0,0 a 10 pontos.
Será considerado aprovado o aluno que tiver média final igual ou superior a seis em cada componente curricular.
O Colégio Liceu Vivere oferece aulas de reforço, fora do horário letivo, para os componentes curriculares que mais apresentam rendimento insatisfatórios. O principal objetivo dessa atividade é a retomada de conteúdos, utilizando metodologia diferenciada e explicações detalhadas, com atendimento mais próximo, favorecendo o aprendizado necessário para o sucesso escolar.
Essas aulas ocorrem ao longo do ano, em todos os períodos letivos e são ministradas por professores específicos. Os alunos, ao participarem dessas aulas, recebem atividades e exercícios de revisão que são resolvidos de forma interativa.
Para que o aluno seja bem sucedido em seus estudos, o Colégio Liceu Vivere requer assiduidade e participação constante nas aulas, realização das tarefas e organização das atividades de tal modo que o aluno mantenha diariamente um ritmo de estudos.
Os professores específicos trabalham os conteúdos de forma interativa, apresentam os assuntos de modo que os alunos possam participar, questionar e resolver suas dúvidas durante a aula.
Alguns componentes curriculares são divididos em frentes de trabalho e requerem mais de um professor, como acontece em matemática (Álgebra e Geometria) Língua Portuguesa (Texto, Redação e Gramatica textual), Ciências (Física, Química e Laboratório).
Ao longo do ano, vários projetos são desenvolvidos de forma interdisciplinar de acordo com o tema ou livro paradidático trabalhado. Diferentes componentes são envolvidos como: História, Geografia, Ciências, Língua Portuguesa e Inglês.
O coordenador pedagógico é responsável pelo controle de todas as atividades desenvolvidas pelos professores e auxiliares de ensino e tem como função:
Esses profissionais acompanham os alunos nos horários de entrada, intervalo e saída da escola. Eles dão o apoio necessário aos professores em relação ao envio de material para impressão, possíveis problemas com a utilização de aparelhos tecnológicos e auxiliam os alunos de acordo com as necessidades dos professores.
Ensino Fundamental - Anos Finais:
6º ao 9º ano
2 dias na semana: 7h às 12h10;
3 dias na semana: 7h às 12h55.
*Atividades complementares no contraturno.